Agricultura com Drones

Os drones são uma das tecnologias mais procuradas dos últimos anos nos mais diversos setores e para inúmeras aplicações. Essas plataformas aéreas têm revolucionado inúmeros segmentos, proporcionado ganhos de produtividade, segurança e redução dos custos operacionais.

As plataformas aéreas têm se tornado um grande aliado dos empresários e produtores rurais que possuem grandes plantações e buscam excelência na produção de alimentos e floresta de alta produtividade. Essa tecnologia tem apresentado resultados altamente satisfatórios para a agricultura de precisão, proporcionado um rápido ROI (Return On Investiment) e se tornado um grande diferencial de plantações que têm o foco em automação.

Com um drone é possível capturar imagens de alta precisão dos campos, cobrindo grandes áreas em um único voo, com baixo custo e em uma resolução muito superior do que as imagens que os satélites fornecem. Utilizando câmeras multiespectrais e softwares específicos de processamento de imagem, é possível transformar as fotografias em uma grande imagem ortomosaicada e assim aplicar algoritmos de análise e avaliar o Índice de Vigor da Vegetação e criar mapas de refletância da plantação, destacando exatamente quais áreas da colheita precisam ser examinadas com mais detalhe.

Os dados gerados podem ser úteis em diversos tipos de cultivo como

Trigo

Soja

Milho

Cana de Açúcar

Recomendado
para área agrícola

Agricultura de Precisão

Agricultura de precisão está associada à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima.

Áreas de atuação da
Agricultura de Precisão

Vantagens de se trabalhar
com a Agricultura de Precisão

DJI Agras T50

AGRAS T50

O DJI Agras T50 conta com o sistema de pulverização com dupla atomização e vazão de 16 litros/minuto, gotas uniformes e sem gotejamento.
Capacidade de pulverização

40 L

Capacidade de espalhamento

50 KG

Pulverização

21,3 hectares por hora

Design

2 bicos centrífugos

Drones para Mapeamento Aéreo

Os drones equipados para mapeamento com o sistema NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), os drones para mapeamento aéreo conseguem, dentre outras coisas, realizar:

Pulverização

O drone pode ser utilizado como pulverizador em locais onde se tem maior dificuldade de acesso sem acarretar perdas por pisoteio, além de conseguir mapear a topografia do solo através de um sistema de lasers e ultrassom, e regular sua altitude de voo.

Ao mapear a topografia da propriedade, os drones para pulverização permitem a aplicação do produto com maior precisão devido a proximidade das plantas, mais segurança por não ter um piloto embarcado, economia e agilidade, aumentando a efetividade e reduzindo os gastos com pesticidas. Os custos de operação também são mínimos se comparados aos equipamentos convencionais movidos a diesel ou helicópteros, e pode resultar em aplicações até cinco vezes mais rápidas.

Após aplicar todos os algoritmos de análises de dados através dos índices de vegetação os agricultores podem monitorar o vigor do plantio com um nível incrível de detalhes. Esses dados podem ser usados para identificar áreas de plantações que precisam de atenção, detectar doenças e danos causados por pragas, prescrever planos de pulverização ou fertilização e criar uma visão geral das condições das plantações.

Software de Processamento​

Agisoft – O Agisoft Metashape é um software utilizado para o processamento das imagens aéreas captadas por drones e geração da base cartográfica do terreno. ​

Ele é capaz de gerar mapas georreferenciados com informações em 2D e em 3D do terreno ou estrutura, agilizando a tomada de decisões e diminuindo custos.

Índice de Vigor da Vegetação

O NDVI é um acrônimo da expressão inglesa Normalized Difference Vegetation Index que pode ser traduzido para Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, sendo também chamado de IVDN.

Com o índice NDVI é possível determinar o vigor da vegetação ajudando agricultores a ter melhor proveito do cultivo, além de melhorar a qualidade dos produtos cultivados devido a baixa necessidade de aplicação de insumos na colheita.

Câmeras Multiespectrais e Câmera RGB

As Câmeras RGB captam as cores da mesma forma que os olhos humanos, no espectro visível. A sigla RGB se dá para Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (azul).

Assim como os olhos humanos, esse tipo de câmera também não capta algumas frequências de cores, dentre elas os raios ultravioleta, microondas e o infravermelho (importante para o sensoriamento remoto).

Para essas câmeras captarem o infravermelho, apenas com conversores e tratamentos posteriores à captação de imagens.

Já as câmeras multiespectrais possuem múltiplos sensores, cada um deles com um filtro de alta qualidade, e que são capazes de capturar diversos espectros da luz, inclusive os invisíveis aos olhos humanos, como o infravermelho, e não apenas o RGB. 

Essa possibilidade de captura torna possível identificar pragas e problemas que não são visíveis ao olho nu. Trazendo agilidade na tomada de decisões e aumentando o lucro diminuindo as perdas.

Câmeras multiespectrais no
sensoriamento remoto

A tecnologia permite o acompanhamento de toda extensão da plantação e até mesmo obter informações como a capacidade de retenção de água no solo, taxa de crescimento e detectar doenças de uma planta há mais de 200 metros de distância.

Encontre drones agrícolas na Super

Drones agrícolas para pulverização e monitoramento agrícola

Para grandes e pequenas empresas

Se você pretende aprender mais sobre plataformas aéreas ou quer capacitar seus colaboradores, procure a Super.

Oferecemos o Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota - CAAR, essencial e exigido pelo MAPA para qualquer operador de drone agrícola, seja pulverização ou biológicos.

Este site armazena cookies em seu dispositivo. Usamos essas informações para melhorar a sua experiência. Para mais informações acesso nossa Política de Privacidade

DJI Agras T50

DJI Agras T50
O DJI Agras T50 conta com o sistema de pulverização com dupla atomização e vazão de 16 litros/minuto, gotas uniformes e sem gotejamento.

O que você procura?

Busca frequente

DJI Agras T50

O DJI Agras T50 conta com o sistema de pulverização com dupla atomização e vazão de 16 litros/minuto, gotas uniformes e sem gotejamento.

DJI Agras T40

O DJI Agras T40 é um drone equipado com o revolucionário design de rotor coaxial duplo, permitindo que ele carregue uma carga de pulverização de 40 kg.