MINERAÇÃO
O uso de drone para mineração é uma realidade que vem ganhando corpo em boa parte do mundo. O uso de drone para mineração registra crescimento e caminha para ser uma realidade consolidada graças aos benefícios que ele propicia a este segmento: imagens de barragens e minas com alto grau de detalhamento, acesso seguro a áreas de difícil ingresso e um melhor custo-benefício em relação ao levantamento topográfico convencional.
A inspeção de barragens é um serviço fundamental a fim de garantir a segurança das operações de mineradoras e empresas de saneamento, o que inclui os trabalhadores que atuam no local e as comunidades circunvizinhas a essas estruturas. As tragédias de Brumadinho e Mariana, ambas em Minas Gerais, reforçam a importância desta tecnologia.
INSPEÇÃO PREDIAL
A inspeção em prédios é de extrema importância, às vezes, até mesmo exigida em algumas situações de modo a garantir a segurança dos residentes e transeuntes e verificar se a estrutura apresenta algum problema, somente percebidos por profissionais após análise.
A inspeção é essencial para detectar anomalias e falhas, bem como classificar conforme a urgência e risco. Todo esse processo é bom para contribuir com a conservação e manutenção dos imóveis porque assim melhora a segurança, aumenta a vida útil, analisa o desempenho e o ambiente.
ENERGIA FOTOVOLTAICA
Com o surgimento dos drones, as inspeções aéreas vêm sendo utilizadas como uma abordagem inovadora para a realização de inspeções rotineiras de O&M de grandes usinas fotovoltaicas.
O uso de drones para inspecionar grandes usinas FVs cresceu significativamente ao longo dos anos, graças à sua confiabilidade, rapidez, alta durabilidade, leveza, baixo custo e alta robustez para operar em ambientes hostis. Em usinas e em telhados, estes equipamentos são comumente utilizados com câmeras RGB ou com câmeras para termografia infravermelha.
ENERGIA EÓLICA
Os drones estão ganhando cada vez mais espaço nas mais diversas áreas industriais e econômicas. Uma dessas utilizações inovadoras é a inspeção de turbina eólica com drone. Além de colaborar para o melhor funcionamento de uma energia limpa, essa aplicação também proporciona mais praticidade e segurança à equipe.
Principais vantagens de realizar a inspeção de turbina eólica com drone: segurança, eficiência e economia.
ENERGIA ELÉTRICA
Uma das aplicabilidades mais efetivas dos drones são as inspeções de linhas de transmissão de energia elétrica. A tecnologia garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso.
Com os drones, pode ser realizado ainda um mapeamento aéreo completo dos acessos e faixa de servidão, o que permite um planejamento mais elaborado das inspeções.
INFRAESTRUTURA
Qualquer que seja a inspeção de infraestrutura (em áreas enormes, equipamentos menores, construções complexas, etc.) ela sempre apresentou algum risco aos trabalhadores que a realizam, além de muita preocupação para a gerência. Felizmente, a realidade dos drones chegou e todas as partes envolvidas podem ficar mais tranquilas.
Afinal, este veículo aéreo não tripulado possibilita que a inspeção seja feita de forma rápida, segura e remota ao mesmo tempo em que cria uma base de dados disponível para controle e avaliação.
CONSTRUTORAS
Inspeções com Drones em áreas da construção civil vão variar desde análise de fissuras e vazamentos em telhados até o progresso de estruturas metálicas e acabamento utilizando concreto. Utilizando ferramentas complementares como sensores termais, é possível identificar infiltrações ou problemas elétricos com bastante antecedência e ainda fazendo um mapeamento da obra, obtem-se medidas, posicionamento, volumes, inclinações e etc.
AEROFOTOGRAMETRIA
No caso da topografia com drones, ou melhor, aerofotogrametria com drones. O conceito define como: “a ciência que captura informações de objetos em solo sem contato direto entre este e o sensor”, ou seja, você não precisa percorrer o terreno para capturar informações, podendo realizar isso de forma remota, também conhecido como sensoriamento remoto.
O uso dos drones para coletar informações do terreno é uma evolução tecnológica da ciência chamada aerofotogrametria. As principais mudanças que ocorreram com a chegada dos drones foram a diminuição dos custos, logística e facilidade na operação.
Drones indicados para aerofotogrametria: Mavic 3, Mavic 2 Zoom, Mavic Air 2, e Air 2s
AEROLEVANTAMENTO
O aerolevantamento com drone é uma tecnologia avançada de monitoramento de áreas rurais ou urbanas que traz diversos benefícios aos donos de empreendimentos e à sociedade.
O aerolevantamento com drone faz a coleta de dados, que serão utilizados para uma tomada de decisão mais adequada, seja em serviços de topografia, mineração, ambiental ou manejo no campo.
Drones indicados para aerolevantamento: Mavic 3, Air 2s, Mavic Air 2, e Phantom 4 Pro V2
MAPEAMENTO
Um mapeamento com drones é simplesmente a captura de dados com sensores como câmeras RGB, câmeras multiespectrais e sensores LIDAR, apontados para o solo.
Utilizando os dados captados, um software de fotogrametria pode criar ortomosaicos georreferenciados, modelos de elevação, modelos 3D e outros da área projetada.
Drones indicados para mapeamento: Phantom 4 RTK, Phantom 4 Pro V2 e P4 Multispectral
CÁLCULOS VOLUMÉTRICOS
As imagens obtidas pelos drones são processadas por softwares que geram o modelo digital de superfície, elevação e terreno, além de nuvem de pontos e modelos 3D. Atualmente, estes equipamentos têm importante participação nos setores da construção civil, mineração, meio ambiente, infraestrutura e principalmente no setor agrícola. O processo convencional feito antes do desenvolvimento dessa tecnologia era considerado muito caro, uma vez que envolvia ferramentas de maior custo e envolvia uma equipe maior de profissionais, além de demandar mais tempo.
Drones indicados para cálculos volumétricos: Mavic 3, Phantom 4 Pro V2, Mavic Air 2, e Air 2s
IMAGENS 2D E 3D DE ÁREAS
Com o avanço dos drones e com esse mercado cada vez mais em alta, já não basta mais para as empresas investirem apenas na fabricação desses dispositivos que coletam imagens: é preciso ter ferramentas para analisar os dados.
Além dos drones, é possível adquirir softwares que transformam imagens de drones ainda brutas em produtos 2D e 3D para monitoramento, análise e inspeção, tornando as análises mais assertivas sobre quaisquer dados coletados.
SEGURANÇA PÚBLICA E SEGURANÇA PRIVADA
Os drones funcionam como uma ferramenta de apoio para a segurança pública e privada. Nesse sentido, as aeronaves podem ser empregadas dentro deste segmento de diversas formas, agregando vários benefícios, como: respostas às missões urgentes com rápida conscientização da aérea, sincronização de equipes com recursos diretos com overwatch de missão ao vivo, eliminação de suposições garantindo a segurança.
Por sua grande capacidade de alcance, esses equipamentos são capazes de operar mesmo distantes do local observado, evitando, assim, chamar a atenção, atuando como uma complementação ao trabalho dos agentes, fornecendo imagens em alta resolução.
Drones indicados para segurança: Matrice 30, Matrice 300 RTK, Mavic 2 Enterprise Advanced e Matrice 200 Series V2
OFFSHORE
A Inspeção Offshore nada mais é que um monitoramento feito através de drones oferecendo uma ação imediata como uma alternativa aos métodos de inspeção mais tradicionais, demorados e caros. Em circunstâncias normais, a inspeção realizada pelo drone é concluída de forma rápida. A maior carga de trabalho está na análise dos dados coletados através das fotos coletadas pelos drones.
Inspeções offshore com drone possibilitam analisar de forma rápida e segura áreas que representam riscos à saúde, à segurança e ao meio ambiente.
Esse tipo de inspeção dá acesso a detalhes das estruturas na maioria das vezes inacessíveis, oferecendo uma ação imediata como uma alternativa aos métodos de inspeção mais tradicionais, demorados e caros, como acesso por corda, elevadores, helicópteros e andaimes.
Drones indicados para Inspeção Offshore: Phantom 4 Pro V2, Mavic 2 Enterprise e Matrice 200 Series V2
Transporte de Carga (Payload)
A consolidação dos drones como ferramentas importantes de logística na entrega de mercadorias é uma realidade cada vez mais próxima. Entre as vantagens de sua utilização estaria a melhoria do tráfego nas cidades, uma vez que seria possível tirar das ruas um grande número de veículos utilizados para transportes diversos.
O drone é uma tecnologia versátil e inovadora, contudo, é ideal manter sua máxima eficiência nas operações. Uma das formas de manter o desempenho é se atentar ao payload (carga útil) do drone, até mesmo na hora de acoplar os sensores de câmera. Quanto mais leve, melhor. O motivo de se preocupar com a carga é devido a seu desempenho de voo, autonomia da bateria e controle que garanta um voo mais dinâmico.
As melhores opções de payloads para indústria é aquele que entrega mais funções e melhor qualidade na imagem, assim, há câmeras que possuem opção de imagens térmicas, multiespectrais, e sensores como radar, scanner de ambiente, dentre outros que auxiliam na coleta de dados.
Drone indicado para transporte de carga: Matrice 200 V2 Series e Matrice 600 Pro
A manutenção preventiva de drones se dá por uma revisão periódica para identificar possíveis falhas e consertá-las antes que se tornem algo mais delicado e complexo de se resolver.
Ou seja, serve – assim como o nome indica – como uma prevenção para manter o drone funcionando sempre perfeitamente e evitar que algo mais sério (e caro de arrumar) aconteça.
Essa manutenção pode ser feita a cada 6 meses ou 50 horas de voo. São realizados os seguintes serviços:
Desmontagem completa do drone para limpeza geral;
Desmontagem completa do gimbal para limpeza geral;
Desmontagem completa do controle para limpeza geral;
Aperto em todos os parafusos do drone, gimbal e controle;
Lubrificação dos rolamentos dos motores do drone;
Checkup geral da estrutura e peças eletrônicas e mecânicas;
Calibração de centralização e nivelamento do drone;
Calibração e centralização e nivelamento do gimbal;
Calibração e verificação de sensores de visão e sensores anticolisão;
Lubrificação de molas e dobradiças de braços;
Atualização de firmware do drone;
Atualização de firmware do gimbal;
Atualização de firmware das baterias;
Atualização de firmware do controle;
Verificação de vida útil e ciclos de carga das baterias do drone;
Verificação de vida útil e ciclos de carga das baterias do controle;
Verificação da integridade das hélices do drone;
Verificação da qualidade da imagem em fotos e vídeos.
Este site armazena cookies em seu dispositivo. Usamos essas informações para melhorar a sua experiência. Para mais informações acesso nossa Política de Privacidade
Pesquise através dos tipos de drones ou modelos.
Conheça os modelos mais buscados na Super Importadora.