Os drones agrícolas ganham cada vez mais mercado e popularidade no agronegócio brasileiro. A utilização de drone para pulverização, por exemplo, já é uma realidade!
O drone agrícola é uma ferramenta promissora de pulverização e pode trazer benefícios imediatos, como tirar o aplicador de dentro da lavoura no momento da aplicação, principalmente o que usa o pulverizador costal; não causar amassamento da cultura; não depender das condições do solo para entrar na lavoura; utilizar menos água; não utilizar combustíveis fósseis; rapidez de aplicação em pequenas áreas; complementar a pulverização tratorizada e com o avião em áreas acidentadas, com obstáculos e em aplicação localizada, de acordo com mapas de aplicação, no contexto de agricultura de precisão.
Um drone de pulverização é uma aeronave não tripulada (drone) que é usada para aplicar produtos químicos, como pesticidas, fertilizantes ou herbicidas, em áreas agrícolas ou outras áreas onde a pulverização manual ou tradicional seria difícil ou ineficiente. Esses drones são equipados com sistemas de pulverização que dispersam os produtos químicos de maneira controlada sobre as culturas ou o terreno.
Os drones para pulverização oferecem várias vantagens em comparação com os métodos de pulverização tradicionais:
É importante ressaltar que a utilização de drones para pulverização deve ser feita de acordo com as regulamentações locais e nacionais, seguindo as melhores práticas agrícolas e ambientais para garantir a segurança das culturas, dos operadores e do meio ambiente.
Drones Pulverizadores: Agras T20P, Agras T30, Agras T40 e S50.
Também conhecido como vigor vegetativo, a saúde de uma vegetação pode ser mensurada através de um índice chamado de NDVI ou NDRE. A principal diferença entre os índices NDVI e NDRE está na sensibilidade de expressar o vigor da vegetação, onde o NDRE é melhor em casos que está acontecendo a transição das plantas sadias para estressada. O NDVI não consegue expressar tão bem essa zona de transição.
Se o problema nas lavouras for proveniente de doenças fúngicas em plantas de porte alto, o gestor ou consultor agrícola deve optar pelo NDRE. Isso porque as ondas eletromagnéticas utilizadas para o cálculo do NDVI não conseguirão chegar às partes mais baixas das culturas.
Porém se o problema nas lavouras for proveniente de pragas, a visualização em estágios iniciais possibilita que seja trabalhado com o Manejo Integrado de Pragas ou MIP e doses de herbicidas menores.
Drones Indicados para Análise da Saúde da Vegetação: P4 Multispectral e Phantom 4 RTK
O mapeamento com drones possibilita identificar as linhas do plantio, que são exportadas para as colheitadeiras que as utilizam como referência no campo, e, com isso, consegue-se colher de forma automática diminuindo o seu custo, aumentando sua produção, eficiência e consequentemente, seus lucros.
Devido à baixa resolução espacial das imagens de satélites, o mapeamento aéreo convencional utilizando aeronaves tripuladas não era viável, assim, o desenvolvimento desta solução não era possível. Porém, a evolução causada pela chegada dos drones transformou o cenário de mapeamento das linhas de plantio, abrindo possibilidades de criação de um produto inovado, que permite a automação do processo de colheita e aumento do nível de produtividade do setor.
Drones indicados para Mapeamento de Plantios: Phantom 4 RTK e P4 Multispectral
Este site armazena cookies em seu dispositivo. Usamos essas informações para melhorar a sua experiência. Para mais informações acesso nossa Política de Privacidade
Pesquise através dos tipos de drones ou modelos.
Conheça os modelos mais buscados na Super Importadora.